A maioria dos doentes com COVID-19 recupera ao fim de 2 a 6 semanas, retomando o seu estado de saúde anterior à doença. No entanto, para algumas pessoas, o coronavírus (COVID-19) pode causar sintomas que duram semanas ou meses após a infeção ter desaparecido, podendo enquadrar-se em:

➖ COVID-19 Aguda sinais e sintomas de COVID-19 que persistem até às 4 semanas
➖ COVID-19 Prolongada sinais e sintomas de COVID-19 que persistem de 4 a 12 semanas
➖ Síndrome Pós-COVID-19 (“COVID longo”) sinais e sintomas de COVID-19 que surgem durante ou após uma infeção consistente com COVID-19 e continuam por mais de 12 semanas e não são explicados por outro diagnóstico.

Não existem evidências que identifiquem uma relação direta entre os sintomas do “COVID longo” e a gravidade dos sintomas aquando da infeção.

A sua situação enquadra-se na síndrome pós-COVID-19? No caso de os sintomas terem um grande impacto no seu dia-a-dia deve falar com o seu médico assistente, que o poderá encaminhar para a especialidade associada aos seus sintomas específicos.

A toma Xebevir será uma mais valia. Este suplemento alimentar apresenta uma combinação única de estirpes bacterianas e vitamina D. Com um mecanismo de ação específico sobre a barreira intestinal e a resposta imunitária sistémica este suplemento alimentar potencia a imunidade adquirida e a resposta imunitária sistémica. Xebevir deve ser tomado entre as refeições, 1 cápsula por dia, a partir dos 3 anos de idade. 

Os sintomas mais comuns na síndrome pós-COVID-19 podem incluir:
SINTOMAS GENERALIZADOS – cansaço, febre, dor de garganta, dor de ouvidos, perda de paladar, perda de olfato
SINTOMAS NEUROLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS – brain fog (dificuldades de concentração, alterações de memória) cefaleias, distúrbios do sono, dormência, tonturas, depressão e ansiedade
SINTOMAS RESPIRATÓRIOS– tosse e falta de ar
SINTOMAS CARDIOVASCULARES – dor no peito e palpitações
SINTOMAS GASTROINTESTINAIS – dor abdominal, náuseas, diarreia e diminuição de apetite
SINTOMAS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS – dores musculares e articulares
SINTOMAS DERMATOLÓGICOS – rash cutâneo, alopécia

 A condição Pós-COVID afeta um número considerável de pessoas. Caso surjam sintomas como os referidos acima sem uma causa atribuível, e tenha tido COVID-19 deve consultar o seu médico ou farmacêutico. 

Uma alimentação saudável e equilibrada associada à toma de um suplemento alimentar pode ser indicada em alguns casos, nomeadamente nas alterações gastrointestinais, músculo-esqueléticas, cerebrais e dermatológicas. Fale connosco para saber qual o melhor suplemento alimentar para ajudar na sua condição.