Com o regresso às aulas, é possível, que os piolhos comecem a atacar 🙄
Está na altura de ficar de olho no piolho!

A pediculose, ou infestação por piolhos, é uma infestação do couro cabeludo, altamente contagiosa, que se manifesta por prurido intenso. A transmissão ocorre por contato direto (devido à maior proximidade física envolvida nas brincadeiras) ou indireto (através de pentes, escovas, chapéus 🧢 )

Para confirmar a presença de piolhos deve lavar-se o cabelo e desembaraçar bem para permitir uma escovagem mais fácil. De seguida, pentear o cabelo, madeixa a madeixa, com um pente de dentes finos, removendo alguns parasitas e confirmando a sua presença.

São habitualmente mais visíveis atrás das orelhas e da nuca, devido à provável existência de maior número de piolhos nessas zonas, por serem locais mais quentes e protegidos.

Quando a ano letivo começa, há maior tendência para os ovos eclodirem, pelo tempo quente, logo, há maior incidência de piolhos nas escolas. No entanto, pode haver transmissão durante todo o ano. É comum os piolhos afetarem principalmente crianças entre os 3 e os 10 anos, porém podem estender-se a familiares e cuidadores de qualquer idade. Segundo o pediatra, Lincoln Justo da Silva,“𝘩á 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘯ç𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘵ã𝘰 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘷𝘶𝘭𝘯𝘦𝘳á𝘷𝘦𝘪𝘴 à 𝘪𝘯𝘧𝘦𝘴𝘵𝘢çã𝘰, 𝘴ã𝘰 𝘢𝘲𝘶𝘦𝘭𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘵ê𝘮 𝘱𝘦𝘭𝘦 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘴𝘦𝘯𝘴í𝘷𝘦𝘭, 𝘤𝘰𝘮 𝘱𝘳𝘰𝘣𝘭𝘦𝘮𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘦𝘤𝘻𝘦𝘮𝘢 (𝘪𝘯𝘧𝘭𝘢𝘮𝘢çõ𝘦𝘴 𝘯𝘢 𝘱𝘦𝘭𝘦) 𝘰𝘶 𝘢𝘭𝘦𝘳𝘨𝘪𝘢𝘴”.

🅲🅾🅼🅾 🅿🆁🅴🆅🅴🅽🅸🆁
✓ Evitar o contacto direto entre cabeças;
✓ Incentivar as crianças a não partilhar objetos, como chapéus 🧢 ;
✓ Verificar o cabelo das crianças e dos restantes membros da família com regularidade, por
exemplo uma vez por semana;
✓ Lavar vestuário e roupa de cama, escovas e pentes em água bem quente (60ºC);
✓ Guardar o que não pode ser lavado em sacos fechados durante 2 semanas;

A pediculose é uma condição comum, pelo que se recomenda a verificação do cabelo de todos os membros da família e o tratamento de todas as pessoas infetadas simultaneamente. Como medida de precaução aconselha-se a verificação mensal de todos os membros da família e lavar a roupa (inclusive têxteis) a 60°C.

O tratamento mais eficaz consiste na aplicação de produtos antiparasitários, sob a forma de champô ou loção. Aconselhe-se connosco sobre o mais indicado para o seu caso.

✓ Em caso de infestação usar um produto antiparasitário adequado para eliminar os piolhos;
✓ Se receber informação de que há infestação na escola, aplique um repelente de piolhos para prevenir o contágio.

ɴᴏᴛᴀ: Os antiparasitários usam-se apenas em caso de infestação e com aconselhamento prévio: não os use em elementos da família cuja infestação não foi confirmada ou para prevenir reinfestações: o uso incorreto pode levar à redução de eficácia de alguns antiparasitários.