Com o regresso às aulas, é possível, que os piolhos comecem a atacar ?
Está na altura de ficar de olho no piolho!

A pediculose, ou infestação por piolhos, é uma infestação do couro cabeludo, altamente contagiosa, que se manifesta por prurido intenso. A transmissão ocorre por contato direto (devido à maior proximidade física envolvida nas brincadeiras) ou indireto (através de pentes, escovas, chapéus ? )

Para confirmar a presença de piolhos deve lavar-se o cabelo e desembaraçar bem para permitir uma escovagem mais fácil. De seguida, pentear o cabelo, madeixa a madeixa, com um pente de dentes finos, removendo alguns parasitas e confirmando a sua presença.

São habitualmente mais visíveis atrás das orelhas e da nuca, devido à provável existência de maior número de piolhos nessas zonas, por serem locais mais quentes e protegidos.

Quando a ano letivo começa, há maior tendência para os ovos eclodirem, pelo tempo quente, logo, há maior incidência de piolhos nas escolas. No entanto, pode haver transmissão durante todo o ano. É comum os piolhos afetarem principalmente crianças entre os 3 e os 10 anos, porém podem estender-se a familiares e cuidadores de qualquer idade. Segundo o pediatra, Lincoln Justo da Silva,“?á ?????ç?? ??? ???ã? ???? ??????á???? à ???????çã?, ?ã? ??????? ??? ?ê? ???? ???? ????í???, ??? ????????? ?? ?????? (???????çõ?? ?? ????) ?? ????????”.

???? ????????
✓ Evitar o contacto direto entre cabeças;
✓ Incentivar as crianças a não partilhar objetos, como chapéus ? ;
✓ Verificar o cabelo das crianças e dos restantes membros da família com regularidade, por
exemplo uma vez por semana;
✓ Lavar vestuário e roupa de cama, escovas e pentes em água bem quente (60ºC);
✓ Guardar o que não pode ser lavado em sacos fechados durante 2 semanas;

A pediculose é uma condição comum, pelo que se recomenda a verificação do cabelo de todos os membros da família e o tratamento de todas as pessoas infetadas simultaneamente. Como medida de precaução aconselha-se a verificação mensal de todos os membros da família e lavar a roupa (inclusive têxteis) a 60°C.

O tratamento mais eficaz consiste na aplicação de produtos antiparasitários, sob a forma de champô ou loção. Aconselhe-se connosco sobre o mais indicado para o seu caso.

✓ Em caso de infestação usar um produto antiparasitário adequado para eliminar os piolhos;
✓ Se receber informação de que há infestação na escola, aplique um repelente de piolhos para prevenir o contágio.

ɴᴏᴛᴀ: Os antiparasitários usam-se apenas em caso de infestação e com aconselhamento prévio: não os use em elementos da família cuja infestação não foi confirmada ou para prevenir reinfestações: o uso incorreto pode levar à redução de eficácia de alguns antiparasitários.