A enfermeira Isabel deixa-nos algumas dicas para o banho do bebé!

 

SABIA QUE o bebé não precisa de tomar banho todos os dias? O ideal são intervalos de 2 ou 3 dias. Nos intervalos, se achar necessário pode usar uma compressa e uma água de limpeza, é suficiente. Afinal de contas os bebés não transpiram. 

⚠️ A temperatura do espaço onde vai dar o banho deve estar entre os 22 e os 25ºC. O local que escolher deve permitir que mantenha uma postura correta durante todo o tempo _ atenção às suas costas! 

Ao preparar a água deve colocar primeiro a água fria e depois a quente tendo o cuidado de confirmar a temperatura entre os 36 e 37ºC com um termómetro adequado. A banheira deve conter ⅓ de água, aproximadamente 12cm.

Antes de proceder ao banho deve higienizar a zona perianal, e durante o banho deve falar num tom doce e calmo com o bebé para permitir o seu maior relaxamento. Coloque primeiro os pés do bebé na água, e só de seguida o resto do corpo para que se habitue.

Deve segurar o bebé na articulação do ombro _ para garantir total segurança formando uma “pinça com os dedos”, nunca na articulação do pulso _ ou do cotovelo _ porque o bebé pode oscilar. 

Com a água limpa da banheira e uma compressa esterilizada limpe os olhos, o nariz e a boca. Só depois deve aplicar o produto de banho na água. No tempo frio, os cuidados de banho com textura em óleo fornecem à pele hidratação enquanto lavam, porque são emolientes. A escolha da enfermeira Isabel é o Óleo Emoliente Exomega Control da A-derma. 

A ordem de limpeza no banho é sempre face ➡️ cabeça ➡️ corpo ➡️ rabinho e a mão livre é que lava o bebé!