A produção do leite (lactogénese) ocorre em duas fases: durante a segunda metade da gravidez formam-se as unidades secretoras diferenciadas com produção de pequenas quantidades de leite. Após o parto dá-se a produção contínua de leite devido à descida abrupta dos níveis de progesterona durante o parto. 

A hormona responsável pela produção de leite é a prolactina. A sua libertação é estimulada por uma série de fatores, o mais importante é o esvaziamento da mama, ou seja, para produzir mais leite é importante uma remoção/extração regular do leite existente. 

A ausência de mamada ou extração de leite pode conduzir a uma acumulação de leite na mama e consequente aumento da pressão mamária, ou que se traduz numa redução do fornecimento de nutrientes e hormonas estimuladoras, logo menos leite. 

A extração do leite ocorre devido à ação da oxitocina. Aquando da mamada, a sucção estimula a libertação desta hormona que promove a contração celular da glândula mamária e consequente passagem do leite da mama para o bebé. O fator emocional também influencia esta hormona (a segurança, o conforto em ver o bebé mamar, mesmo se estiver a chorar..). 

O leite materno apresenta uma composição repleta de nutrientes. Alguns podem variar conforme a duração da amamentação ou hora do dia. 

 SABIA QUE O leite materno adapta-se ao ritmo de crescimento do bebé? A sua composição evolui ao longo do tempo: Colostro, nos primeiros dias, é amarelado e espesso, rico em proteínas (aproximadamente o dobro do leite maduro) e imunoglobulinas. Leite de Transição, por norma entre o 2° e o 4° dia após o nascimento, mais alaranjado e fluido, menos rico em proteínas, mas maior aporte energético (mais lactose e lípidos). Leite Maduro, geralmente no final da 2a semana, branco e levemente transparente, tem na sua composição proteínas, lactose, lípidos, água, vitaminas e sais minerais. 

SABIA QUE a percentagem de água presente no leite maduro é de 90%? O que significa que um bebé alimentado exclusivamente pelo leite materno não precisa de beber água. 

SABIA QUE o leite maduro não apresenta a mesma composição ao longo da mamada? Numa fase inicial o leite contém água vitaminas e proteína, na fase final é mais rico em gordura, o que favorece a sensação de saciedade ao bebé. 

DICA PARA ESTIMULAR PRODUÇÃO LEITE

  • Esvaziar a mama pelo menos 6 vezes por dia! Seja pela mamada ou pela extração do leite. 
  • Contato de pele entre a mãe e o bebé.
  • Reduzir o stress da mãe. Durante a mamada ou extração a mãe deve estar à vontade, se necessário num local relaxado e confortável, com as costas bem posicionadas.

SABIA QUE o pico de produção de leite é entre as 2h e as 4h da madrugada? É muito importante fazer um estímulo dentro deste intervalo, para garantir a produção de leite por mais tempo. Se ouvirmos alguma mãe a dizer que o bebé dorme a noite toda, é muito provável que esta mãe não amamente até aos 6 meses.