Um coração saudável para o seu bebé!

Não deixe de treinar durante os nove meses de espera, vai sentir-se melhor, recuperar mais cedo e assegurar a saúde cardiovascular do seu futuro filho.

Um estudo publicado na revista “Journal Experimental Physiology” demonstra que o exercício durante a gravidez não só melhora a função vascular e é benéfico para a mãe como também mantém a saúde cardiovascular dos bebés a longo prazo. Os especialistas recomendam entre 30 a 45 minutos de atividade física de intensidade moderada cada dia, ou pelo menos 5 dias por semana, durante a gravidez.

Praticar exercício físico durante a gravidez aumenta os níveis de energia, previne o excesso de peso e diminui o risco de diabetes gestacional, entre outras vantagens.

Antes de começar

O primeiro passo é consultar o seu Obstetra que, tendo em conta a sua história clínica e a eventual existência de complicações como, por exemplo, diabetes que não esteja controlada, pressão arterial elevada, doenças cardiovasculares ou placenta prévia (inserida perto do colo uterino), entre outras, avalia se a prática de exercício físico é segura para a grávida e para o bebé.

Atividades ideais

Caminhada, piscina, step ou praticar remo são boas opções. Pelo contrário, desportos radicais ou de contacto, mergulho, equitação ou exercícios que impliquem posições que pressionem a zona abdominal são desaconselhados. E tenha, sempre, atenção que qualquer exercício que provoque desconforto é desaconselhado e deve aconselhar-se com o seu obstetra quanto a contra indicações de alguns exercícios ou atividades. Por exemplo, se tem propensão para desenvolver infeções urinárias, não deverá praticar atividades na piscina. 

Exercício sim, mas com moderação

Se não pratica exercício físico há algum tempo, a futura mãe deve começar por apenas cinco minutos no primeiro dia e ir aumentando o tempo gradualmente nos dias seguintes até alcançar os 30 minutos diários.

Antes de treinar, faça 5 minutos de aquecimento e 5 minutos de alongamentos. Repita os alongamentos no final. Os alongamentos são uma mais valia para o seu dia a dia, e se não conseguir praticar exercício faça pelo menos os alongamentos.

10 conselhos essenciais

  • A grávida deve usar vestuário prático e largo.
  • É importante escolher um soutien que assegure o suporte adequado do peito.
  • Utilize calçado adequado ao tipo de desporto que está a praticar, para evitar lesões.
  • Se vai caminhar, opte por fazê-lo num terreno plano.
  • Após fazer exercícios sentada ou deitada, levante-se devagar para evitar tonturas.
  • Aconselhe-se com o seu Obstetra em relação ao número diário de calorias que deverá ingerir diariamente.
  • Informe-se também junto do médico em relação ao que deve comer antes e depois de praticar exercício físico.
  • Não coma nos 60 minutos que antecedem a atividade física.
  • Assegure a ingestão suficiente de líquidos antes, durante e depois do exercício físico, para que o organismo se mantenha hidratado.
  • Tenha cuidado com o ritmo. Faça este teste: se não for capaz de conversar normalmente enquanto está a praticar exercício físico é sinal que deve abrandar.

Atenção!

Se sentir algum desconforto/dor pare os exercícios, e por desconforto queremos dizer perda de líquido ou sangue vaginal. Se não passar, é conveniente consultar o seu Obstetra logo que possível.